
Famoso por seus grafites, o Beco do Batman é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo. Localizado na badalada Vila Madalena, bairro eleito, em 2022, pela revista inglesa “Time Out”, um dos bairros mais legais do mundo, ocupando a 13ª posição.
O Beco atrai muitos turistas que visitam a cidade maravilhosa e que ficam fascinados com o colorido dos grafites e a arte, a céu aberto, disponível para visitação. Como os grafites são sempre atualizados e recebem manutenção, o lugar é considerado um exemplo da valorização do espaço público. Mas não são somente os grafites que você verá lá. Também tem os lambe-lambes.
História do Beco do Batman
Na década de 80, apareceu, grafitado em uma parede de um beco na Vila Madalena, o Batman. O grafite atraiu estudantes de arte que começaram a colorir os muros com desenhos cubistas e psicodélicos, assim, o lugar ficou conhecido como Beco do Batman.
Provavelmente, o Batman foi pintado como referência à escuridão e abandono do local nos anos 80. O lugar lembrava os becos de Gotham City, cenário do homem-morcego. Era nessa região que muitos estudantes moravam porque o aluguel ali era mais barato. E estudantes, principalmente das universidades públicas, vocês sabem: são bem engajados politicamente. Esse engajamento ajudou no que é hoje o Beco do Batman, já que o lugar era utilizado para pinturas como forma de protesto.
O espaço conta com vielas e travessas de paralelepípedos e carros ou outros meios de transporte, não circulam por lá desde 2016, o que dá ao visitante total liberdade para caminhar sem ter que olhar para os dois lados antes de atravessar de um grafite a outro.



O Beco está sempre sendo atualizado com novos grafites e o Batman tem sempre um lugar de destaque. Os desenhos são feitos por diversos grafiteiros e não seguem nenhuma lógica.
Atrações do Beco do Batman
Além dos grafites que podem ser cenários artísticos para suas fotografias, você terá à sua disposição bares e restaurantes localizados na região. Aos finais de semana, no Beco do Batman, tem uma feira de artesanato. Também há várias lojas e galerias de arte.
Quando visitar o Beco do Batman
Por ser um local público e aberto (são vielas e travessas), o Beco do Batman pode ser visitado a qualquer dia e horário. É mais tranquilo a visitação durante a semana, além de ter menos pessoas, não tem a feira de artesanato que pode atrapalhar na hora de tirar fotos. No final de semana é mais cheio e têm até fila para fotografar em alguns grafites, mas tem a feira de artesanato que é uma atração para quem gosta de arte em geral. Então, escolha o dia conforme a sua disponibilidade e o que quer conhecer.

Aproveitando… No Beco do Batman tem vários fotógrafos que oferecem seus serviços. Eu não os recomendo, a não ser que a máquina que eles estejam seja profissional. Fui com um colega e ele acabou pagando para um fotógrafo amador tirar a foto dele. Digo amador porque o indivíduo estava com uma máquina daquelas que tira foto polaroid e que parecem um brinquedo. A foto ficou péssima. Para comprovarmos que eu sou uma fotógrafa bem melhor, fui e tirei a mesma fotografia com o celular e adivinhem? A que eu tirei ficou mil vezes melhor! Então, se você já tem o celular para fotografar, não vale a pena pagar para alguém tirar uma foto, com cores apagadas e sem vida como algumas que são tiradas ali. Mas isso é só um conselho. Se quiser ajudar o profissional, vai fundo!
Protestos no Beco do Batman
O Beco também foi palco de alguns protestos. Um deles foi o muro cinza pintado por um dos moradores como reclamação por visitantes ficarem até tarde fazendo bagunça no portão de sua casa. Isso mesmo! Ali tem muitos moradores. Muitos daqueles muros grafitados têm donos, são muros de casas. E esses moradores devem ser respeitados, mesmo porque, muitos deles estão ali antes do Beco ficar famoso e ser visto como um ponto turístico.
Muitas vezes o ato de turistar faz com que o indivíduo esqueça de que precisa respeitar o morador local, que também quer e tem direito a um pouco de sossego para descansar de um dia cansativo de trabalho. O turista precisa parar de pensar só em sua viagem, em seu passeio, em sua diversão e pensar nos moradores locais que têm o direito de ir e vir e de descansar como todo ser humano. E vamos combinar? Não se descansa em meio a bagunça! Agora que você já sabe que muitos daqueles muros têm donos, por favor, evite ficar fazendo baderna no lugar até tarde. Seja um turista consciente.

Outro protesto que ocorreu no lugar foi em 2020 quando um dos artistas mais conhecidos do Beco, o Nego Vila, foi assassinado em um bar da região quando tentava separar uma briga. Os muros do Beco foram pintados de preto em sinal de luto.
Ensaio fotográfico no Beco do Batman
Tem muitas pessoas que fazem ensaios fotográficos no Beco do Batman. Se você tiver interesse, pode antes visitar a região para conhecer os grafites recentes e contratar um fotógrafo profissional para o trabalho. Lembrando que no próprio Beco tem alguns fotógrafos disponíveis para os trabalhos. Valorize a cultura local! Claro, verifique quais os equipamentos que o profissional tem para você verificar se está de acordo com o que procura.


Como chegar ao Beco do Batman
O Beco do Batman está localizado na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo. Se você for de metrô, pode descer na estação Fradique Coutinho na linha amarela e ir caminhando. A estação Sumaré da linha verde também é a mais próxima do local.
De qualquer uma dessas estações, você precisará andar cerca de 20 minutos. A caminhada é boa porque o bairro é agradável e você pode aproveitar e ir conhecendo outros locais, como bares e restaurantes. Eu fui pela estação Fradique Coutinho porque estava hospedada no bairro maravilhoso de Pinheiros, então fui à pé do hostel e demorei uns 20 minutos para chegar.
E você? Já visitou o Beco do Batman? Conte-nos sua experiência!
Siga-me no Instagram @fuichaobyebye e até a próxima!
Quer minha ajuda para planejar sua viagem de forma econômica? Então entre em contato pelo Instagram.
Views: 78





