Oi, menina, tudo bem com você? Espero que sim. Bora falar sobre a lua nova e como ela influencia a ciclicidade feminina?
Muito se fala sobre a possível influência da Lua no ciclo menstrual da mulher, mas será que as fases da Lua realmente influenciam a ciclicidade feminina? E como a Lua nova age em nossos ciclos mensais? Qual a influência que ela tem em nossas vidas?
Essas e outras perguntas serão respondidas nesse texto que buscará explicar como a Lua nova influencia a ciclicidade feminina.
Ciclicidade feminina e produtividade cíclica
A ciclicidade feminina trata-se das variações hormonais que a mulher sofre durante o ciclo. Essas variações são provocadas pelos hormônios femininos que fazem com que a mulher tenha determinadas características em cada fase do ciclo.
A ciclicidade da mulher conta com quatro fases:
Para cada fase, existe uma energia predominante, conforme os textos sugeridos abaixo:
- Durante a menstruação, predomina a energia reflexiva;
- Durante a pré-ovulação, predomina a energia dinâmica;
- Durante a ovulação, predomina a energia expressiva;
- Durante a pré-menstruação, predomina a energia criativa.
Cada energia tem características únicas que guiam o nosso fazer durante a nossa ciclicidade. Esse fazer da mulher, observando a ciclicidade feminina, é o que chamamos de produtividade cíclica.
Leia também: Produtividade Cíclica: o que é e como ser mais produtiva
Usando a produtividade cíclica a mulher consegue tirar todos os seus objetivos do papel, tendo como guia a sua ciclicidade para poder alocar melhor as tarefas diárias.
Dessa forma, ela segue as necessidade do seu corpo e seu fazer fica mais eficiente, evitando a procrastinação e tendo um dia que respeita o seu próprio ritmo, tornando sua vida mais leve e equilibrada.
Saiba mais sobre produtividade cíclica, assistindo ao vídeo abaixo:
As fases da Lua e a ciclicidade feminina
Assim como para as mulheres que não menstruam, as fases da Lua também influenciam o ciclo menstrual e, portanto, a ciclicidade da mulher.
Cada fase da ciclicidade está ligada a uma fase do ciclo lunar:
- Lua nova (menstruação);
- Lua crescente (pré-ovulação);
- Lua cheia (ovulação);
- Lua minguante (pré-menstruação).
Mesmo no ciclo menstrual, também chamado de lua interna, a mulher sofre influências da Lua que está no céu, também chamada de lua externa.
Dessa maneira, por exemplo, é muito possível que sua menstruação seja de uma maneira se a Lua que está no céu for a Lua nova e de outra, se a Lua que está no céu for a Lua crescente.
Por isso, sempre recomendo olhar o calendário lunar do ano, para conhecer as características mais padrões de sua ciclicidade e se preparar melhor para os próximos ciclos.
É possível observar a sua ciclicidade com o diário da ciclicidade ou usando a mandala lunar. Para mais informações sobre a mandala lunar, clique aqui.
Observar as fases da Lua é um ato de autoconhecimento de si e de sua ciclicidade e uma maneira de encontrar os melhores dias para fazer determinadas coisas usando a produtividade cíclica a seu favor, se tornando, assim, uma mulher mais feliz e realizada na vida.
A Lua nova e a ciclicidade feminina
Para te explicar melhor e com mais propriedade sobre a Lua nova, neste tópico, vou trazer os estudos baseados no livro O livro da Lua de Sarah Faith Gottesdiener, que pode ser adquirido clicando na imagem do livro abaixo ou clicando aqui:
Tecnicamente, quando a Lua está na fase nova, é o momento em que ela se encontra entre o Sol e a Terra. Ela fica invisível para nós porque está completamente diante do Sol. A Lua nova nasce e se põe com o Sol. É quando as marés são mais altas.
Nessa fase, a mulher costuma sentir-se esgotada ou como se ainda lhe restasse alguma limpeza a realizar.
A Lua nova traz a oportunidade de se reconciliar com situações do ciclo anterior, perdoar a si mesma e aos outros. Alimentar intenções de esperança e otimismo em novos processos e práticas, ou dar vida nova a antigos processos e práticas. Movimentar um pouco as coisas. É o começo do começo. É a primeira página de sua jornada heroica, o primeiro passo para a abertura da porta, o despertar.
É o momento em que decidimos ter uma vida mais centrada, sair da zona de conforto dos hábitos e nos aventurar nos territórios não mapeados dos pensamentos diferentes. É onde construímos os protótipos para nossa reinvenção.
A Lua nova é um lugar de pausa, de definir intenções, de cultivar o solo. Você escolhe as sementes a serem plantadas e o solo que irá cultivar, criando as condições perfeitas para o crescimento dessas sementes. Onde seus sonhos vão se enraizar?
Seu solo envolve onde você se encontra e o que possui agora. Seus recursos internos e externos. Sua mentalidade e seus sistemas de crença. Seu estado emocional. Seus hábitos, suas ações. As horas que têm num dia e como as utiliza.
Considere tudo isso com cuidado. Identifique os nutrientes que faltam e trabalhe para adicioná-los. Cultive seus recursos, impulsos, comportamentos e foco. O que pode impedir o seu crescimento? Que ferramentas te ajudariam a crescer? O que tem a oferecer que é totalmente original para você?
A Lua nova (menstruação) e a energia reflexiva
Nessa fase, a energia reflexiva é a predominante. A mulher está mais reflexiva, querendo descansar, ficar mais sozinha. É uma fase que a mulher está mais sábia, por isso, os arquétipos dessa fase são a bruxa anciã e a curandeira.
A sabedoria de uma mulher vem com a idade e com as experiências da vida. A vida nos ensina muito e nessa fase da Lua nova, a mulher está tão sábia que deixa de se preocupar com coisas fúteis para se preocupar com o que realmente importa para a própria vida.
Ela está mais imparcial, não se chateia fácil, mesmo porque, está refletindo sobre coisas importantes, sem tempo para situações pequenas.
Nessa fase, a mulher entende que só tem controle sobre aquilo que pensa e faz e não sobre o que as demais pessoas pensam e fazem. Ela entende que cada pessoa tem seu próprio ritmo e que é preciso respeitar o ritmo, valores e maneiras de pensar e agir de cada um.
O que fazer durante a Lua nova (menstruação)
Durante a Lua nova, é recomendado:
- Passear sozinha;
- Fazer autocuidado;
- Praticar um hobby;
- Ficar consigo mesma;
- Pegar leve no trabalho;
- Avisar as pessoas próximas sobre suas vontades e necessidades neste período.
O que não fazer durante a Lua nova (menstruação)
Durante a Lua nova, é recomendado evitar:
- Aglomerações;
- Muita interação;
- Iniciar novos projetos;
- Finalizar projetos iniciados;
- Trabalhar muito;
- Reuniões;
- Sair com outras pessoas;
- Fazer coisas que não gosta.
Para conhecer mais sobre a energia reflexiva durante a Lua nova e a menstruação, assista a este vídeo completo sobre o assunto.
Por que a Lua nova não aparece no céu?
Durante a fase da Lua nova, a Lua está alinhada diretamente entre a Terra e o Sol fazendo com que o lado iluminado da Lua esteja virado para longe da Terra. Essa posição faz com que a Lua não reflita a luz solar visível da Terra, tornando-a praticamente invisível no céu noturno. É por isso que ao observar o céu durante a Lua nova, muitas vezes não conseguimos identificar sua presença.
A Lua nova marca o início de um novo ciclo lunar e é associada à energia de renovação, a novos começos e ao plantio de sementes para o futuro. Na analogia com o ciclo menstrual, pode representar o momento de definir intenções e metas para o ciclo que se inicia com a menstruação.
Mulher, é isso. Espero que você tenha compreendido sobre como a Lua nova influencia a ciclicidade feminina.
Te convido a visitar os demais textos sobre produtividade cíclica e fazer bom uso desse tesouro que é a ciclicidade feminina.
Se quiser ficar mais perto de mim e desse universo feminino, te convido a fazer parte do Canal no Telegram e do WhatsApp.
Parabéns por ser mulher e obrigada por estar aqui comigo. Volte sempre aqui no blog e no canal no YouTube.
Até a próxima, tchau!
Views: 2