
Descubra o que fazer em São Pedro e quais os principais pontos turísticos dessa cidade do interior de São Paulo que é “Bonita por natureza”.
Conheci a cidade de São Pedro em setembro de 2022. É uma cidade do interior de São Paulo e faz parte da região turística da Serra do Itaqueri. São Pedro é conhecida pelo seu turismo de aventura.
Há muito o que ver na cidade de 32 mil habitantes. Se você gosta da natureza e de aventuras, recomendo conhecer a cidade de São Pedro.
História da cidade de São Pedro
A história da cidade de São Pedro é a seguinte: três irmãos que vieram da cidade de Itu, também interior de São Paulo, compraram umas terras onde hoje é a cidade de São Pedro. Um dos irmãos erigiu uma capelinha que, com o tempo, recebeu o nome de Capela de São Pedro.
Como a terra era fértil, outras famílias se mudaram para lá, assim, o que antes era um povoado, foi elevado à Freguesia. Em 1867 a freguesia teve seu primeiro sacerdote. Anos depois, a freguesia foi elevada a Vila. Com o passar dos anos, se desligou de Piracicaba tornando-se comarca.
Centro de São Pedro/SP
A cidade de São Pedro foi marcada pela imigração italiana. Os italianos se instalaram na cidade para trabalharem na agricultura e substituírem a mão de obra escrava. A produção de café era forte na cidade e, com a crise de 1929, a produção cafeeira teve a sua queda, dessa maneira, tiveram que pensar em outra alternativa para esquentar novamente a economia que estava totalmente parada. O ponto em cruz foi incluído como uma forma de vencer a crise e, assim, a cidade ficou conhecida por esse tipo de trabalho.
Nos anos 20, foram descobertas águas medicinais enquanto se procurava petróleo na região. Iniciou-se as Termas de São Pedro.
Além dos esportes de aventura, a cidade é bem tranquila. Se você quiser fugir da correria do dia a dia, esta é uma opção de um lugar tranquilo no interior.
O centro da cidade de São Pedro
A agricultura familiar também é muito incentivada em São Pedro. Todos os finais de semana tem a Feira do Produtor Rural no centro da cidade.
Também no centro da cidade você poderá comprar a entrada para um café colonial no Quintal da Serra. É necessário fazer a reserva pelo Instagram.
A igreja Matriz fica no centro, na Praça São Pedro. Vale a pena entrar para conhecê-la.
Igreja matriz da cidade de São Pedro/SP
As praças do centro também são bem bacanas. Tem a Praça Gustavo Teixeira que é grande e com um coreto bem bonito.
Praça Gustavo Teixeira

Coreto na praça Gustavo Teixeira
O parque Maria Angélica Manfrinato também localizado no centro de São Pedro, para mim, é o ponto turístico mais bonito da cidade. Tem um lago com águas verdes, cisnes, pedalinho, pista de corrida, academia ao ar livre, um restaurante self-service simplesmente ES-PE-TA-CU-LAR e a Loja Art’s Trama da Associação de Artesãs de São Pedro.
Parque Maria Angélica Manfrinato


Na biblioteca municipal Gustavo Teixeira você poderá fazer empréstimo de livros e lê-los nas redes disponíveis no pequeno jardim da biblioteca. Se preferir, também pode fazer isso dentro da biblioteca que também conta com estações para utilização de internet.
Biblioteca Gustavo Teixeira

Jardim da Biblioteca Gustavo Teixeira

A biblioteca fica ao lado do Museu Municipal Gustavo Teixeira que fecha às segundas-feiras. Quando estive na cidade, o Museu estava fechado para restauração. Antes de visitá-lo, clique aqui e verifique se já voltou a funcionar.
Tem a rua Veríssimo Prado com bastante comércio. Lá você encontrará restaurantes, lojas de roupas e muito mais. Também tem estúdio de tatuagem e piercing. Coloquei um piercing lá e me arrependo até hoje. Nunca coloquei um piercing tão caro! Nem autoclave ele deveria usar para cobrar aquele valor.
Ele fez um furo bem maior que o piercing e o resultado foi que, depois de uns meses, o piercing saiu inteiro. Para não perder o furo, tive que ir em um estúdio escolher uma joia e pagar para colocarem. Se você mora em São Paulo é melhor colocar piercing na Galeria do Rock que é bem mais barato e tem várias promoções.
Alto da Serra de São Pedro
Sendo uma cidade voltada para o turismo de aventura, a parte da cidade conhecida como Alto da Serra tem várias opções desses esportes, como o vôo de parapente e asa-delta.
No Alto da Serra de São Pedro você encontrará alguns pontos turísticos bem interessantes como a rampa de vôo de parapente e asa-delta na qual você também poderá ver o nascer do sol, o Cruzeiro do Facão, o Parque do Cristo Aureliano Esteves no qual há um lindo mirante, o Parque Marcelo Golinelli (Deck do Cristo). Esse parque é utilizado para vôos de parapente e tem vários decks para apreciação da Serra do Itaqueri.
Parque do Cristo

Também no Alto da Serra tem a Capela de Santo Antônio na qual há uma relíquia de Santo Antônio, o Rancho da Tirolesa, o antiquário Vila Del Capo e a venda do Brilio que tem um bom café caipira aos domingos.
Vila Del Capo
Antiquário e restaurante Vila Del Capo
A venda do Brilio é o ponto de encontro de motoqueiros que passam pela cidade e aproveitam o café caipira. Para participar do café caipira, não precisa de agendamento. É só chegar. Só não se assuste com a quantidade de motos e de pessoas porque o lugar é lotado de gente! O valor é muito em conta. Eu fui e gostei. Somente senti falta de algumas coisas como chá (não tinha nenhum. Só tinha café, leite e suco artificial), também faltou cuscuz e frios. Sou exigente? Sim, mas um café que se diz caipira, precisa ter, no mínimo, o cuscuz. Mas pelo valor tinha bastante coisa.
No Alto da Serra de São Pedro também está uma das primeiras igrejas do Brasil, a Igreja Presbiteriana Boa Vista do Jacaré.
Uma observação importante: caso você visite o Alto da Serra sem carro, pegue o contato de um taxista ou de alguém que pode ser seu motorista durante os passeios. Uber não gosta de ir ao Alto da Serra, não importa o horário (dia ou noite). No começo eu até pensei que fosse por ser à noite, a estrada não tem iluminação e não é asfaltada, mas me disseram que eles não gostam de ir em horário nenhum.
Engraçado isso: Uma cidade turística na qual o turista não tem opção de transporte. Já não há transporte público e o Uber não quer subir a Serra, prefere ir para uma cidade próxima do que subir a Serra. Quem não tem carro em São Pedro, sofre bastante.
Outras atrações de São Pedro
Não visitei todos os pontos turísticos da cidade de São Pedro, mas deixarei aqui mais alguns, caso você tenha interesse em conhecê-los.
- Rancho do Kajuba: neste rancho você poderá passear à cavalo e fazer trilhas.
- Rancho da Tirolesa: você pode aproveitar a tirolesa e o restaurante do local.
- Cascata Dorigon: área para camping, piscina e restaurante. Essa cachoeira é particular, portanto, tem um valor a ser pago para visitá-la. Fica no Alto da Serra de São Pedro.
- Cachoeira da Furna: localizada no Hotel Fazenda Cachoeira da Furna.
- Villa Caipira: boa opção de comida caseira.
- Sítio Coloninha I: localizado no Alto da Serra de São Pedro, tem hipismo, festas temáticas e restaurante com comida caipira.
- Eco Parking Camping: tem espaço para camping e você poderá praticar vários esportes de aventura, tudo com acompanhamento de instrutores.
- Chácara Videira: você poderá visitar a produção de uvas orgânicas.
- Destilaria Cachaça da diretoria: localizada no Alto da Serra, na destilaria você conhecerá a fábrica, o processo de produção e poderá degustar algumas cachaças.
- Vôo de balão: conhecido como balonismo é realizado pela AirBrasil geralmente aos finais de semana e feriados.
- Thermas Water Park: está entre os parques aquáticos mais famosos e visitados da América Latina. É lá que fica a maior piscina de ondas do estado de São Paulo. O parque tem muito mais que piscinas. Conta com atrações secas como o Mundo Pré-histórico e a Fazendinha Vô Bráulio.
Gustavo Teixeira
No decorrer de sua leitura, você deve ter se perguntado: Há tantos lugares em São Pedro com o nome de Gustavo Teixeira! Mas… quem foi esse Gustavo Teixeira?
Gustavo Teixeira foi um poeta que nasceu e morreu na cidade de São Pedro e fez parte da Academia Paulista de Letras.
O poeta dá nome ao Museu, à biblioteca, à praça principal, à ETEC e à uma escola municipal da cidade.
Jaracatiá fruta típica de São Pedro
O jaracatiá é uma fruta nativa da região, símbolo da cidade de São Pedro, colhida em fevereiro. Também no mês de fevereiro acontece o festival do jaracatiá no qual se pode comer várias iguarias feitas com esta fruta.
Os habitantes de São Pedro
Sou de São Paulo, capital e estou acostumada com agito e com pessoas que sempre estão ocupadas fazendo alguma atividade, seja ela trabalho ou estudos. A primeira coisa que ouvi quando cheguei em São Pedro foi que as pessoas da cidade não gostam de trabalhar. Quem gosta de trabalhar e trabalha ali, são pessoas que saem de São Paulo para viverem lá por estarem cansados da correria da cidade grande. Engraçado. A pessoa sai de São Paulo, mas São Paulo não sai da pessoa. Não importa onde estejamos, sempre estaremos correndo e muito ocupados.
Conversando com uma pessoa de São Paulo sobre esta tal “preguiça” dos são-pedrenses, a pessoa teve uma outra visão da coisa: não é que não gostem de trabalhar, os habitantes não precisam de coisas além das que eles já têm. Não precisam correr atrás de mais nada pois estão satisfeitos com o que têm, com a vida que levam, afinal, estão no interior e querem uma vida tranquila, sem estresse.
Eu não emito opinião sobre isso, porque, mesmo tendo ficado lá durante um mês, tive mais contato com pessoas de fora da cidade do que com pessoas nascidas lá. Conheci muitas pessoas, mas somente um são-pedrense e não convivi o suficiente com os nativos do local para opinar sobre este assunto.
Quantos dias ficar na cidade de São Pedro
Isso vai depender de quais pontos turísticos você irá visitar. A cidade de São Pedro tem muita coisa pra ver, afinal, é uma cidade turística com investimento do estado, portanto, tem o dever de oferecer boas experiências aos turistas.
Eu não vi todos os pontos turísticos, somente alguns, mas estive na cidade durante um mês voluntariando. Para visitar todos os pontos turísticos mencionados neste artigo e aproveitar a cidade sem correr como se fosse um maratonista, talvez você precise de uma semana inteira. Na minha maneira de viajar com calma e aproveitando bem os lugares, acredito que 15 dias saindo todos os dias para visitar diferentes pontos turísticos, são o suficiente. Apesar de ter muita coisa para ver, não é uma cidade para ficar um mês inteiro passeando.
Faça o seu roteiro e combine passeios. Por exemplo, você pode, no mesmo dia, ver a rampa de vôo no Alto da Serra, o Parque do Cristo e o Parque Marcelo Golinelli e ainda sobrará tempo para almoçar e jantar em algum lugar.
O que achei da cidade de São Pedro
A cidade é tranquila e muito segura. Mesmo à noite você pode caminhar pelas ruas, apesar de não ter quase ninguém nelas porque, depois que escurece, as pessoas praticamente somem! Achei a cidade limpa, as pessoas educadas, mas sem muita vontade de passar informações.
Quanto aos pontos turísticos, somente não gostei do parque Marcelo Golinelli porque ele é diferente. É chamado de parque, mas de parque não tem nada. Queria ter conhecido mais lugares, mas não consegui. Voltaria à cidade para conhecer outros pontos turísticos, dentre eles o Thermas Water Park.
Como chegar na cidade de São Pedro
Saindo de São Paulo você pode comprar uma passagem pela Buser ou pela rodoviária Tietê. Eu comprei pela Buser porque era mais barata, no entanto, só tinha um horário disponível. Era mega tarde para chegar em uma cidade do interior. A cidade de São Pedro é um deserto depois que escurece.
Por não terem atingido o número mínimo de passageiros, a Buser cancelou a viagem e tive que comprar a passagem pelo site da rodoviária Tietê. Pela rodoviária há várias opções de horários. Na ida para São Pedro passei por várias cidades, dentre elas, Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba e Águas de São Pedro.
Mais informações sobre a cidade de São Pedro e seus pontos turísticos, acesse.
E se quiser conhecer outra cidade do interior de São Paulo, aproveite para ler o texto sobre Serra Negra.
Views: 154

Centro de São Pedro/SP
Igreja matriz da cidade de São Pedro/SP
Praça Gustavo Teixeira
Coreto na praça Gustavo Teixeira
Parque Maria Angélica Manfrinato
Biblioteca Gustavo Teixeira
Jardim da Biblioteca Gustavo Teixeira
Parque do Cristo
Vila Del Capo
Antiquário e restaurante Vila Del Capo


