Saiba o que é a produtividade cíclica e como ela pode te ajudar a tirar seus objetivos do papel.
Oi, menina, tudo bem com você? Espero que sim. Bora falar sobre a produtividade cíclica e sua importância?
A produtividade cíclica é uma forma de fazer o que precisa ser feito, usando a ciclicidade como ferramenta para guiar esse fazer. Essa produtividade é voltada para mulheres porque as mulheres são cíclicas.
A ciclicidade da mulher está ligada aos ciclos hormonais mensais que levam a mulher a se comportar de diferentes maneiras em cada fase. Observando a ciclicidade, a mulher consegue potencializá-la fazendo o que o corpo pede para ser feito e se organizando conforme as fases do ciclo.
Neste artigo, vou te explicar, mais detalhadamente, o que é produtividade cíclica e como ela é muito importante para a saúde da mulher.
O que é produtividade
Produtividade é fazer o que precisa ser feito usando poucos recursos no menor tempo possível.
O que é produtividade cíclica?
Tendo em vista que a produtividade é fazer o que precisa ser feito em um tempo bom e com poucos recursos, a produtividade cíclica é fazer o que precisa ser feito usando a ciclicidade hormonal como guia.
Dessa maneira, a mulher consegue fazer o que precisa ser feito, usando pouco tempo e poucos recursos.
Qual a importância da produtividade cíclica para as mulheres?
Para falar sobre esse assunto tão sério que é a produtividade cíclica, trago o Mito da cama de Procusto:
Procusto era um criminoso. Ele vivia em uma floresta e tinha duas camas: uma grande e uma pequena. Quando ele via algum viajante por ali, ele oferecia aposento para o viajante descansar e seguir viagem no dia seguinte.
De acordo com o mito, ele observava o peregrino e escolhia, ele mesmo, a cama grande ou a pequena, conforme o que ele achava que a pessoa deveria se encaixar. Sendo assim, por exemplo, se a pessoa era grande, ele oferecia a cama pequena, se a pessoa era pequena, ele oferecia a cama grande. Um louco!
O que ele fazia depois? Quando o viajante estava dormindo, ele ia lá no quarto, amarrava o indivíduo na cama e cortava ou esticava a pessoa até ela se ajustar às dimensões da cama.
Ninguém nunca se encaixava perfeitamente na cama, porque era ele quem decidia em qual cama a pessoa deitaria, ou seja, todo hóspede sofria.
Quem era grande tinha partes do seu corpo cortadas, quem era pequeno, ele quebrava os ossos para esticar a pessoa até ela ficar do tamanho certinho da cama. Um horror!
A intolerância bateu ali e ficou, não é mesmo?
Pois bem, assim é o nosso mundo. Forçamos as pessoas a se encaixarem nos nossos pontos de vista, em nossas ideias, em nossa bolha e não aceitamos as diferenças e, não aceitando, também não respeitamos.
Mas, Talima, o que isso tem a ver com produtividade cíclica?
Por muitos anos fomos ensinadas a seguir, como modelos, homens ricos e poderosos. Esses homens, assim como todos os outros, utilizam a sua linearidade para serem produtivos.
Sendo a mulher um ser cíclico, usar a produtividade linear é uma agressão à sua verdadeira essência. É uma violência que leva a mulher a tentar se encaixar em uma cama de tamanho e medidas que não comportam o seu ser.
Os hormônios masculinos levam os homens a se manterem mais constantes ao longo do tempo e suas energias e comportamentos costumam seguir um padrão. São lineares, assim como o sol que nasce, atinge o pico e se põe.
Já os hormônios femininos levam as mulheres a terem muitas variações durante o ciclo, por isso, somos cíclicas e ligadas à lua que tem suas fases e que sempre está de maneira diferente conforme a fase.
A nossa ciclicidade conta com 4 fases:
- A menstruação;
- A pré-ovulação;
- A ovulação;
- A pré-menstruação.
Cada uma dessas fases faz com que a mulher se comporte de uma maneira diferente e que, algumas características, sejam mais fortes em uma fase que em outra.
Vale ressaltar que a ciclicidade não está ligada somente ao ciclo menstrual. Mulheres que não menstruam também são cíclicas e, para saberem a fase do ciclo que estão, basta observarem a lua externa que é a lua que está no céu:
- Lua nova: ligada à fase da menstruação;
- Lua crescente: ligada à fase da pré-ovulação;
- Lua cheia: ligada à fase da ovulação;
- Lua minguante: ligada à fase da pré-menstruação.
Somos cíclicas do momento em que nascemos, ao momento em que morremos e, portanto, as mulheres que não menstruam mais e as mulheres trans, podem observar a lua que está no céu para reconhecerem em qual fase do ciclo estão.
Por causa dessa diferença hormonal, seguir a mesma produtividade que os homens não é, digamos, produtivo. Ficar lutando para ser sempre do mesmo jeito, estar sempre com a mesma energia, sempre disposta, sempre de bem com a vida, sempre se sentindo bonita, sempre comunicativa e disposta, é perda de tempo.
A mulher precisa seguir o que sua ciclicidade diz.
Além disso, reforço que os ciclos não são iguais entre as mulheres e nem são iguais entre eles. São diferentes. Cada ciclo recebe influências de questões internas e externas, além da influência da lua externa, logo, a sua menstruação pode ser de uma maneira em um ciclo e ser de outra maneira no próximo ciclo.
Devido a tantas influências e avanços tecnológicos, é muito difícil a nossa lua interna (ciclo menstrual. A lua interna é somente para mulheres que menstruam), estar conectada à lua externa, ou seja, nem sempre você estará menstruada na lua nova, ovulando na lua cheia…
Mas mesmo que não haja sempre essa conexão tão forte, essa sintonia entre as luas (interna e externa), a lua externa segue influenciando a nossa ciclicidade. É por isso que você pode observar que, por exemplo, na pré-ovulação está mais ativa e disposta se estiver na lua crescente, menos disposta estando na lua nova ou um pouco irritada se esta fase cair na lua minguante.
Estudar a sua ciclicidade e compreender que cada fase é única e com características próprias, te ajudará a viver de forma mais leve, saudável e equilibrada, tanto na sua vida pessoal, quanto em sua vida profissional.
As fases da ciclicidade
Escrevi textos para cada fase da ciclicidade, além de produzir vídeos para cada uma delas. Vou deixar os links para aprimorar seus conhecimentos:
A menstruação e a energia reflexiva
A pré-ovulação e a incrível energia dinâmica
A ovulação e a fascinante energia expressiva
A pré-menstruação e a maravilhosa energia criativa
Como ser mais produtiva com a produtividade cíclica?
Se você quer saber como ser mais produtiva, a primeira coisa que será necessário conhecer a fundo, é a sua ciclicidade.
Sem o conhecimento de sua ciclicidade, será impossível você ser mais produtiva. Você até pode se esforçar para ser uma mulher dentro dos moldes masculinos, porém, depois de um tempo, isso causará sérias consequências em sua vida, como desânimo, problemas de saúde, insatisfação, tristeza, angústia, desespero, desorientação, confusão… ufa! Muitas coisas.
Então assim… você pode. Mas não deve.
Para te ajudar a compreender melhor a sua ciclicidade, criei um e-book super, mega completo sobre cada fase da sua ciclicidade para que você aprenda, definitivamente, como funciona cada fase e o que é recomendado e não recomendado fazer em cada uma.
Para adquirir o e-book, clique na imagem abaixo ou aqui.
Após conhecer sobre as 4 fases do seu ciclo, basta colocar a mão na massa, encaixando o que precisa ser feito conforme a fase do ciclo que você se encontra.
Por exemplo:
Objetivo: Quero chegar ao nível intermediário de espanhol até [coloque a data aqui], estudando 2 vezes por semana durante 2 horas cada vez e estudarei sozinha com materiais gratuitos da internet e com os livros que tenho. Farei o Dele B2 para mensurar meu progresso.
Se a mulher tem esse objetivo, dividindo as tarefas conforme a fase do ciclo, ela poderia:
- Planejar os estudos durante a menstruação, que é a fase do descanso e planejamento;
- Começar a estudar leitura, escuta e escrita durante a pré-ovulação, porque esta é a fase da ação, motivação, foco e disposição para fazer e acontecer na vida;
- Treinar conversação durante a ovulação, porque esta é a fase de se comunicar e se relacionar com os outros;
- Analisar as melhorias e identificar o que está atrapalhando os resultados durante a pré-menstruação, que é a fase na qual muitos insights surgem e muitas reflexões são feitas com o que o subconsciente traz.
Entendeu agora como funciona?
Eu defini esse objetivo do exemplo, usando o método S.M.A.R.T. Tenho um vídeo e um texto no blog falando sobre isso. Se você quer aprender a como definir objetivos de forma estratégica, vou deixar o link do vídeo e do texto abaixo.
Para maiores informações sobre como definr objetivos usando o método S.M.A.R.T, leia: O que são metas e objetivos e quais as diferenças.
Mulher, espero que você tenha compreendido a importância da produtividade cíclica para tirar seus objetivos do papel de forma leve, saudável e equilibrada, sem te forçar a se encaixar na cama de Procusto.
Te convido a visitar os demais textos sobre produtividade cíclica e fazer bom uso desse tesouro que é a ciclicidade feminina.
Se quiser ficar mais perto de mim e desse universo feminino, te convido a fazer parte do Canal do BDT no Telegram.
Aproveito para deixar aqui o vídeo desse texto.
Parabéns por ser mulher e obrigada por estar aqui comigo. Volte sempre aqui no blog e no canal no YouTube.
Até a próxima, tchau!
Views: 30